sábado, 24 de março de 2012

Folar de valpaços


Já comecei ,a fazer os folares.
Este é o folar de Valpaços,ficou muito bom.
1 kg de farinha, 12 ovos, mais uma gema para pincelar, 150 gr de manteiga, 150gr de banha, 50gr de azeite, 30 gr de fermento padeiro, 2 frangos assados dessoçados, 200 gr de salpicão, 200 gr de presunto,200 gr chourição.

Numa tigela , mete-se a farinha com uma colher de sal,e faz-se uma cova no meio.Desfaz-se o fermento em 1 dl de água morna, deita-se na cova e vai-se envolvendo com a farinha.
Colocam-se os ovos inteiros com a casca,numa tigela com água morna até ficarem todos cobertos.(Eu coloco,antes de começar com a farinha).
Alguns minutos depois , abrem-se para dentro da farinha,vai-se mexendo sempre e vai-se adicionando um de cada vez.
Junta-se depois as gorduras que são derretidas no micro-ondas e adicionadas a massa, mexe-se um pouco ,adiciona-se meia chávena de água morna .
Em seguida bate-se muito bem com as duas mãos, até a massa começar a desprender da tigela, a massa está boa quando estiver a fazer bolhas, polvilha com farinha e fica a levedar num local quente, tapada com uma manta durante + - 2 horas. A massa está levedada quando tiver o dobro do volume.
Num tabuleiro untado com banha .
divide-se a massa em 3 partes. Estende-se uma parte da massa e forra-se a parte debaixo do tabuleiro, espalha-se por cima metade das carnes, e cobre-se com outra parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes. Finalmente tapa-se com a ultima parte da massa e unem-se os bordos a esta camada final. Deixa-se levedar mais 30 minutos. Nesta altura, pincela-se com a gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.
Eu com esta receita fiz 3 folares pequenos em vez de um grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário