terça-feira, 10 de julho de 2012

Açorda aldrabada de marisco

Esta tarde, quando cheguei a casa não estava muito inspirada para fazer o jantar.
O maridão perguntou-me ?
-"O que é hoje o jantar?"
-"Não sei" ...respondi.
-"Tens aqui um pão de mafra inteiro que sobrou de domingo".
Fui ao congelador e ...resolvi !!!
"Açorda aldrabada de marisco ".
Ficou tão boa que o meu marido disse .
_Enquanto eu trato da louça, porque não vais publicar a receita?
Aqui esta:
1 pão de mafra
400 gr de camarão cru com casca
1 embalagem de mariscada
metade de uma embalagem de miolo de camarão 20/30
5 dentes de alho picados
1 molho de coentros picados
2 dl de azeite + -
tabasco qb
sal qb
2 ovos

O pão coloca-se numa tigela de molho em água e esfarela-se .
Cozem-se os camarões com a casca e reserva-se a água da cozedura .
Num tacho (usei tacho de barro) coloca-se o azeite, com os alhos picados e os coentros.
Quando os alhos estiverem cozidos, coloca-se a mariscada e depois o pão espremido, o miolo de camarão, acrescenta-se a água da cozedura dos camarões.
Quando começar a levantar fervura, baixa -se o lume e tempera-se de sal, tabasco (eu coloquei 8 gotas).
Coloca-se os camarões com casca, deixa-se ferver e retira-se do lume.
Antes de servir coloca-se os ovos crus ao meio e mexe-se bem para envolver os ovos na açorda.


nota: Quando uso tachos de barro, antes de começar a cozinhar. coloco lá dentro água bem quente para aquecer o barro.



Sem comentários:

Enviar um comentário