quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tiramisu enformado



E que tal um tiramisu enformado com baileys em vez de Rum. Foi o que fiz no fim de semana passado, foi aprovado pelos críticos cá de casa.
"tiramisu"
1 embalagem de mascarpone (250 gr)
5 gemas
100 gr de açucar(para bater com as gemas)
3 claras
3 colheres de sopa de açucar (para adicionar as claras )
1 calice de baileys(bem generoso)
1 embalagem " palitos de la reine"
café para molhar os palitos
1 colher de café de essência de baunilha
cacau em pó para polvilhar
4 folhas de gelatina incolar

Coloca-se as folhas de gelatina de molho em água fria.
Bate-se as gemas com o açucar, até ficar um creme esbranquiçado adiciona-se a essência de baunilha, depois o mascarpone e o baileys e a folhas de gelatina dissolvidas num pouco de agua quente (uma chavena de café). Bate-se as claras em castelo e adiciona-se as colheres de açucar.
Envolve-se as claras aos poucos na mistura do mascarpone.
Molha-se um palito de cada vez no café, coloca-se numa forma uma camada de creme, outra de palitos alternadamente, vai para o frigorífico até a hora de servir.
Desenforma-se para um prato e polvilha-se com cacau em pó. (Eu usei um passador para polvilhar, fica todo uniforme ).



3 comentários:

  1. Oi querida te chamo de Betisse mas não sei ao certo se é seu nome.Sua receita ficou divina, tem um pedaço pra mim.Nunca fiz tiramissu, mas tenho muita vontade.Adorei sua receita.Beijos querida e um final de semana muito especial.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Léia, toda a gente me trata por beta dai surgir a ideia das betisses.
    Eu costumo a fazer o tiramisu com rum foi a 1ª vez que fiz com baileys e ficou muito bom, quanto ao pedaço quem sabe um dia que venhas a Portugal eu faço um para ti...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita. Não sou fã de tiramisu, mas o balays fez-me mudar de ideias.
    Bjkas

    ResponderEliminar